Posto Líder - Varginha (MG)

Saiba como a análise de dados e metas para frentistas aumentaram as vendas do posto.


O Posto Líder foi fundado em 2003, em Varginha (MG), e sempre atuou como bandeira branca.

Desde o início, o Leandro Motteran (proprietário) nunca mediu esforços para inovar em seu posto. Muitas mudanças e reviravoltas aconteceram e hoje o Líder é referência na região.

"O ClubPetro, como ferramenta de aumento de vendas e gestão de cliente é fantástica. Mas o revendedor que pretende aderir ao sistema, precisa ter em mente que o aumento de vendas é consequência de um posto bem administrado, com funcionários motivados e com metas estratégicas bem definidas."

— Leandro Motteran, Proprietário do Posto Líder.

Em função da iniciação do projeto, meses antes, o Posto Líder passou por alguns ajustes para colocar tudo em ordem e iniciar com o pé direito. E em Junho de 2018 foi iniciado todo o processo de implantação do ClubPetro no posto.

O principal objetivo não era bem o aumento de vendas – que é sempre muito bem vindo, mas o foco desde o início era o estreitamento com os clientes. O aumento de vendas sempre foi visto como consequência de um bom trabalho. E para isso tudo funcionar, é claro, a equipe além de ter sido bem preparada, foi remunerada para que esse objetivo fosse concretizado. Todos da equipe deveriam ganhar juntos.


Por meio da movimentação que é criada pelos abastecimentos e pelas pontuações, conseguiu-se um mapa de como o negócio está realmente funcionando, de forma fácil de acessar e gerenciar. Com os relatórios de inteligência (Business Inteligence), foi possível otimizar a escala de frentistas, de tal forma que foram resolvidos alguns gargalos que existiam.

Foi elaborado um catálogo de prêmios bem simples no começo, com poucos brindes personalizados, mas aproveitando de itens que já estão à disposição no posto, como produtos de conveniência, produtos automotivos e até vale-combustível.


Devido ao surpreendente crescimento das vendas o quadro de funcionários aumentou em 13% para se ajustar a demanda e eliminar gargalos.

Isso tudo dentro de um cenário de guerra de preços entre os concorrentes, o qual o Posto Líder não fez questão de participar.

+26%

Aumento das vendas em 30 dias

+37%

Aumento das vendas em 60 dias

83%

Índice de Fidelidade

" Vejo que infelizmente muitos revendedores pautam suas ações baseadas no que o concorrente faz ou deixa de fazer. Não faz contas, não sabe calcular seus custos de forma adequada, não é criativo, não inova. O ClubPetro é inovação, mas não é pra qualquer revendedor."

— Leandro, Posto Líder.

O Leandro sempre teve em mente que uma análise de dados sólida, metas para frentistas e o bom relacionamento com o cliente consequentemente aumentariam as vendas do seu posto. O ClubPetro entendeu isso e foram elaboradas as melhores estratégias para o Posto Líder se tornar referência na região de Varginha.

Aumento do Ticket Médio
Aumento do Índice de Retorno dos clientes
Aumento do Faturamento

Faça como o Leandro, tenha todos os dados do seu posto na palma da mão e e aumente você também as vendas do seu posto com o ClubPetro.

Nossos especialistas em Postos de Combustíveis estão sempre disponíveis para analisar a situação atual do seu posto e desenvolver as melhores estratégias para aumentar as vendas.